terça-feira, 9 de agosto de 2016

Anticoncepcional (AC): Experiência e Verdades.

 (Pinterest)

Esse mês veio à tona uma matéria que chocou o universo feminino sobre um tema babadeiro: AC que nada mais é do que a abreviação para ANTICONCEPCIONAL
Você pode encontrar essa abreviação em algumas matérias, grupos só de mulheres e aqui nesse post.

E como aqui é o lugar onde beleza, saúde e bem estar se encontram, esse tema é muito importante e se enquadra na tag saúde, né?
Eu já fui usuária de AC (2) e vou contar minha experiência, além de abordar algumas "verdades".
Vamos lá?

Experiência
Eu menstruei aos 15 anos no dia 25 de dezembro. Sim, era Natal e foi esse presente que Papai Noel reservou para mim! Bom? Nem um pouco pois no dia seguinte eu tinha uma praiana programada e não pude ir (sim, sou viciada em praia, sim, amo o mar). Até então, tudo certo. Veio em dezembro, janeiro, fevereiro e assim por diante...
Eu não sabia o que era tabelinha, não sabia dos dias que poderiam vir, não sabia de nada (pois é, talvez seja esse o motivo do meu amor pela área da saúde e vício em artigos científicos, hoje) e enquanto isso eu comecei a apresentar excesso de pelos na região pubiana e muita acne mas achava que era normal ''da idade''.
Quase chegando perto do meu aniversário de 17 anos minha menstruação parou de vir e minha acne só piorava. Até que alguns dias depois do meu aniversário de 18 anos eu perdi a virgindade e no mesmo dia contei pros meus pais. No dia seguinte estava eu lá no ginecologista.
Ao chegar no ginecologista a médica me receitou alguns exames de sangue, o preventivo, uma ultra transvaginal (como eu já tinha perdido a virgindade seria essa e pras meninas que são virgens é feita a ultra comum) e outros de rotina. Com a chegada do exame eu fui até ela novamente e descobri que estava com SOP (Síndrome do Ovário Policístico) e que ela percebeu logo na primeira consulta por conta da acne em excessiva, porém, para um diagnóstico preciso e a prescrição de um tratamento (segundo ela) adequado seria melhor ter os resultados dos exames prescritos. Ok, eu era leiga, estava confiando!
Ao sair do ginecologista saí com uma receita de um AC chamado Selene onde eu teria que tomar o primeiro comprimido assim que menstruasse e realizar uma pausa de 5 dias e iniciar outra cartela pro resto da minha vida. Nossa, eu achei que tinha achado a solução para os meus problemas. Eu tinha sido informada de que ele melhoraria minha pele, prevenia a gravidez, regularia minha menstruação e ainda trataria os meus ovários policísticos. Um sonho, né?
Lá fui eu na farmácia, comprei, aguardei ansiosa a vinda da menstruação, afinal, fazia tempos que ela não vinha... Até que veio e eu comecei a fazer uso. Nossa, era maravilhoso! Minha pele melhorou com apenas 10 comprimidos da primeira cartela (eu tinha rosto de bebê, era meu sonho), minha menstruação regulou, eu não iria ficar grávida... Era um sonho que tinha se tornado realidade, até vir a pausa...
Ao pausar o AC eu menstruei... Mas eu menstruei tanto que tive uma hemorragia. Menstruei a ponto de ter que usar fralda e ficar de cama pois o absorvente não iria segurar tanto sangue, minhas pernas ao levantar ficavam bambas de tanta cólica (nunca sentida antes) que por sinal era insuportável. Mas eu sabia que aquilo ia passar... E passou!
Segunda cartela e eu sentia um enjoo muito forte (mas calma Lou, é normal), terceira cartela e o enjoo só piorava e todo dia ao acordar eu tinha que tomar um comprimido de Dramin B6 se não não conseguia andar de tanto enjoo, quarta cartela e o tratamento com Dramin B6 era concomitante e assim foi até completar um ano de uso (onde eu só parei de utilizar o Dramin B6 na oitava cartela).
Caramba, um ano! 
E na décima terceira cartela que iniciaria um ano e um mês eu estava levantando pra trabalhar e simplesmente tive que ir me escorando até a sala para deitar no sofá. Louise não conseguia levantar pra trabalhar de tanto enjoo e tonteira. Tonteira, enjoo, tonteira, enjoo... E assim foram por 3 dias e eu continuava tomando o AC. E no quarto dia eu decidi que não iria mais tomar e não tomei. No quinto dia, cadê enjoo? Cadê tonteira? Seria mágica?! Não sabia... Foi quando comecei a ler sobre e foi quando entrei na academia.
Procurei uma nova ginecologista onde eu desabafei tudo o que tinha acontecido e a mesma me receitou o Mesigyna. E sai Louise do consultório toda feliz porque iria tomar um AC injetável, uma vez no mês, não iria esquecer nunca, seria maravilhoso e todos os outros contos de fadas que foram imaginados junto com o primeiro.
Tomei 1 agulhada, 2 agulhadas, 3 agulhadas... A pele piorou mas não tinha enjoo, não tinha filhos e eu ainda estava ''ganhando peso''... Porém, não aguentava colocar 10kg de cada lado no agachamento.
Eu cheguei a 62kg (meus tão sonhados), porém, meu abdomên não me agradava. Estava sempre inchado, dilatado e nada que eu fazia melhorava. Minha força no treino tinha sumido, eu fadigava muito rápido... E isso começou a me incomodar!
Não lembro bem qual foi o número da agulhada mas eu decidi que não tomaria mais. A pele continuou como estava antes porém eu percebi que meu rendimento no treino era melhor, me sentia mais disposta, não tinha nenhum enjoo, nada... E fui percebendo o quanto eu era feliz sem ele! Porém, eu estava emagrecendo. Bom, era o que eu achava! Na verdade eu estava desinchando pois o AC injetável tem muita retenção de líquido como efeito colateral. Mas mesmo assim, sem AC, eu estava feliz!
*OBS: O histórico de trombose venosa na minha família é bem forte pois minha tataravó teve, minha bisavó teve, minha madrinha teve, minha mãe operou as duas pernas realizando a retirada de uma veia importante (Safena) em uma perna e retirando vasos da outra, enfim. Eu não quero ter trombose! As mulheres da minha família nunca puderam fazer uso de AC por conta desse histórico que veio de bem longe. Minha mãe foi a única que utilizou por algum tempo até descobrir bem nova que tinha trombose. E a maioria das bulas de AC tem essa informação por diversas vezes e em vários itens. E eu não vou dar sorte pro azar!*
Depois de tanto pesquisar não encontrei uma resposta concreta, porém, não acredito que um hormônio sintético trate alguma síndrome (a SOP, no caso). Hoje eu luto e reluto atrás de um endocrinologista que não me encaminhe pra uma ginecologista pra ela ''passar um AC que vai ser melhor''. Eu tenho fé que irei encontrar um profissional que entenda quando eu falo que ''NÃO VOU TOMAR MAIS AC NUNCA MAIS NA MINHA VIDA''.

*OBS 2: Meninas que usam AC, se vocês sentirem algum sintoma (independente de vocês acharem que está relacionado a outra coisa, menos ao AC) entrem em contato com o laboratório responsável pela fabricação do AC e informe pois os laboratórios possuem uma célula responsável pela eficácia dos produtos e segurança dos pacientes chamada FARMACOVIGILÂNCIA. É IMPORTANTE!*


Mitos e Verdades 
Alguns mitos e verdades que estão relacionados aos dois AC's que tomei, porém, que no fim acabam se enquadrando na maioria dos AC's pois a base de todos acaba sendo a mesma. Um ou outro que é mais forte ou mais fraco em alguns fármacos de sua composição.
*TODAS AS RESPOSTAS SÃO DE INFORMAÇÕES PRESENTES EM BULA (PROFISSIONAL DE SAÚDE) DE AMBOS OS MEDICAMENTOS CITADOS*

1) AC pode causar trombose?
Verdade.
Estudos epidemiológicos sugerem associação entre a utilização de AC e um aumento do risco de distúrbios tromboembólicos e trombóticos arteriais e venosos, como infarto do miocárdio, trombose venosa profunda, embolia pulmonar e acidentes vasculares cerebrais. A ocorrência destes eventos é rara.
O risco de ocorrência de tromboembolismo venoso é mais elevado durante o primeiro ano de uso do contraceptivo hormonal. Este risco aumentado está presente após iniciar pela primeira vez o uso de AC ou ao reiniciar o uso (após um intervalo de quatro semanas ou mais sem uso de pílula) do mesmo AC ou de outro AC.

2) AC pode ter interação medicamentosa com outro fármaco (medicamento)?
Verdade.
Os contraceptivos hormonais podem interferir no metabolismo de outros fármacos.

3) AC pode alterar exames laboratoriais?
Verdade.
O uso de esteróides contraceptivos pode influenciar os resultados de certos exames laboratoriais, incluindo parâmetros bioquímicos das funções hepática, tireoidiana, adrenal e renal; níveis plasmáticos de proteínas (transportadoras), por exemplo, globulina de ligação à corticosteróides e frações lipídicas/lipoprotéicas; parâmetros do metabolismo de carboidratos e parâmetros da coagulação e fibrinólise.

4) AC engorda?
Mito.
Isso é um mito que não pode se perpetuar baseando em informações de experiências próprias uma vez que sabemos que cada corpo é único e reage de um jeito. No momento não existe nenhum estudo científico que comprove o ganho de peso com a utilização do AC.

E você? Como foi a experiência de vocês? Ainda tomam? Me conta!

Mais alguma dúvida? Se sim, deixa aqui no comentário que com certeza irei pesquisar pra te responder!

JAMAIS INDIQUEM AC PARA ALGUÉM!
Consulte o médico e um farmacêutico. Leia a bula!

15 comentários:

  1. Uso Diclin a anos, comecei a tomar esse pq fui ao gineco numa época pq queria tomar algum remédio q me fizesse não menstruar, e infelizmente meu organismo rejeitou, o medico não quis me prescrever um injetável pq ele sabia q eu iria inchar "engordar" acabou q ele me receitou o Diclin pq com o uso do remédio para parar a menstruação me causou muita acne e graças a Deus nunca tive nada!! Odeio ficar sem, pq sem o Diclin sinto cólicas e minha menstruação é demais!! Obs. desde minha primeira menstruação sempre me desceu demais, parece até hemorragia, e o AC regula o fluxo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo o AC também regulava pois a SOP deixa tudo bem confuso e desregulado.
      Verifique com seu médico pois o adequado seria utilizar por um tempo determinado e depois disso mudar.
      Beijão <3

      Excluir
  2. Oi Louise! Que legal seu post. Realmente é um tema muito importante (e polêmico).
    Eu tenho 25 anos e sempre fui muito contra tomar AC. Nem sei de onde surgiu minha resistência, mas toda vez que eu saía de uma consulta com uma receita de algum AC, eu simplesmente ignorava e procurava outro ginecologista. Até que, um dia, me disseram que eu tinha a SOP e uma médica pediu para eu tentar (e falou que também ajudaria para eliminar os cravinhos do meu nariz). Tomei por uma semana e imediatamente cortei porque eu nunca na vida tinha sentido tanta dor no corpo (especialmente nos seios). Então desde os meus 20 anos eu fico sem. Ajuda muito o fato de eu ter o mesmo namorado desde os meus 16 anos, haha, mas eu fiquei meio traumatizada com a dor toda. Não é normal.
    Quanto à pele, eu estou há pouco mais de um ano sem comer carne e nada com lácteos, e também cortei alimentos processados e refinados. Tem feito um bem gigantesco pro meu corpo e a pele melhora a cada dia. Acho que no fim uma vida simples é o que melhor resolve todos os tipos de problema. :)
    Boa sorte na busca por um bom ginecologista! Eu tive que procurar bastante até encontrar uma que respeitasse minhas decisões.
    E sempre escute sua intuição!
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, queria ter sido resistente igual você foi. Talvez os meus problemas teriam sido menores.
      Eu tenho 20 anos e estou com meu namorado há 3 anos e 8 meses. Faremos 4 anos no fim do ano e a minha primeira relação sexual foi com ele, logo, isso me ajuda muito também, hahahaha.
      E concordo totalmente contigo, uma vida simples é o que melhor resolve todos os problemas mesmo!
      Obrigada Bru e espero de coração encontrar alguma que respeite minhas escolhas.
      Grande beijo <3

      Excluir
  3. Muito obrigada pela maravilhosa oportunidade de seguir e conhecer sue blog e todo conteudo contido nele. Você é linda e muito inteligente!!!
    <3
    http://extraordinariamentepink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem do que agradecer! O grande intuito do blog e meu é sempre ajudar as pessoas. Será sempre bem vinda. Beijão <3

      Excluir
  4. Eu tomo o Mesygina há algum tempo já e, esse mês, conversando com meu namorado, resolvemos que seria o último. Eu tenho muito enjoo no dia seguinte da aplicação, to engordando, inchada... Em relação a minha pele, continua a mesma, sem melhorar nem piorar. Tomei o original e o genérico mas, antes de tomar, li muuuuuito sobre isso.
    Sem contar que toda vez que eu tomo é um dia perdido porque CARALHO, QUE DORRRRR!!!!!
    Vou no médico ainda esse mês pra contar tudo. Fora que cada vez que eu vou na gini, é uma pessoa diferente porque não encontro uma que eu gosto de verdade... To tentando achar uma nova, boa e competente pra colocar DIU ou SIU e até pra conhecer melhor mesmo.
    Andei lendo muito sobre eles e caramba, tudo o que eu sempre quis.
    NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR O AC MASCULINO!!!

    www.juliacharan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que não é "tomar" e sim "aplicar" mas é força do hábito hahahaa

      Excluir
    2. Relaxa, esse hábito é comum. hahahaha
      Corajosa! Eu não tomava nenhum AC genérico, fora que tem alguns tipos de medicamentos que não tomo genérico, no máximo um similar (sim, tem diferença).
      O DIU é a minha grande paixão no momento, é a minha única esperança e com essa palhaçada de acima de 26 anos e com no mínimo de 3 filhos, me chateia muito!
      Mas enfim...
      Sorte na sua luta pois também estou tentando ter na minha.
      NÃO VEJO A HORA DE CHEGAR O AC MASCULINO!!! (2)
      Beijão, Ju <3

      Excluir
  5. Meu deus, Lou. Sinto muito que tenha passado por isso :(
    Eu não sei se é relevante, mas acredito que tudo isso faça muito parte do capitalismo.. você tem uma doença, precisa ir ao médico e ele te receita um remédio, assim além de ir nas consultas sempre, vai tomar remédios que vão tornar empresas milionárias, bilionárias. Eu acho horrível, mas acredito que um dia teremos profissionais que realmente se importem com a nossa saúde e respeitem nossas escolhas.
    Obrigada por fazer esse post que além de ter abrido meus olhos em questão a isso pode ajudar muitas mulheres que estão passando pela mesma situação <3

    http://www.isabelalyrio.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Isa. Gratidão! <3
      As empresas ganharem com a fabricação de medicamentos, eu não me importo, afinal, a profissão farmacêutica existe antes da medicina. Acredite!
      Mas os médicos acham que são deuses e que podem mandar nas nossas escolhas, principalmente os ginecos.
      Sabemos que eles tem autonomia sobre nosso tratamento e afins, porém, priorizar nossa opinião e nosso relato sob algum sintoma apresentado porque né, quem sentiu foi eu e não ele.
      Enfim, tomara que eu encontre algum que seja competente e atencioso!
      Não tem do que agradecer, fico feliz de saber que te ajudei. A intenção maior é essa. Ajudar sempre!
      Grande beijo <3

      Excluir
  6. Oiiiiiiiii flor,muito bom e informativo seu post.Quando iniciei neste mundo de AC,tomei por conta própria o Diane,foi horrivel. Tive enjoos como vc,tonturas e enxaquecas terríveis. então resolvi ir na ginecologista que me disse que a dosagem do diane era muito maior do que eu precisava,ela receitou-me o Alestra 20. Nunca mais senti nenhum desconforto,já que a dosagem é bem baixa.Muitas de nós mulheres,achamos banal ir no ginecologista para receitar um AC,e isso é um erro gravissímo. Acho imprudência médica receitar para qualquer mulher sem fazer exames detalhados sobre a paciente, já que muitos são contra a automedicação. Contraditório não?Bjão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Frahnn, antes de serem receitados esses dois eu fiz muitos exames, inclusive a transvaginal por conta da SOP.
      Como eu mencionei acima, é um direito meu não querer tomar AC e eu acho que os médicos deveriam entender e acatar, afinal, quem sentiu os sintomas terríveis fui eu e não eles.
      E realmente, receitar sem no mínimo realizar alguns exames é bem contraditório hahahha Beijos <3

      Excluir
  7. Eu ainda não comecei a tomar nenhum AC, sei que quando for na ginecologista ela vai me receitar, mas eu não quero tomar! Eu e meu namorado nos prevenimos apenas com preservativo, mas será que tem algum método que não seja tão ruim pra mulher? Inclusive,seu post é maravilhoso, ultilidade pública ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio, existe sim. O DIU de cobre.. Ele não libera hormônios.
      Já li muito sobre e inclusive faço parte de um grupo do facebook que fala somente sobre ele.
      Mas infelizmente no Brasil, como os médicos tem autonomia, nem todos colocam em meninas abaixo de 26 anos e sem filhos. É uma luta encontrar um gineco que coloque, porém, não é impossível achar.
      Tenho várias amigas que tem... Vamos a luta!
      Obrigadaaa! Beijo grande <3

      Excluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo