segunda-feira, 16 de maio de 2016

Lactose. Vilã ou mocinha?



O leite é rico em proteínas de alto valor nutricional, lipídeos, lactose, vitaminas especialmente as do complexo B, como a riboflavina e a cobalamina e minerais como o cálcio  e  fósforo  e,  no  leite  integral,  vitaminas  A  e  D.

Geralmente, ao ser diagnosticado com intolerância à lactose (IL - A intolerância à lactose  é uma condição na qual existe uma deficiência de lactase, uma enzima cuja função é quebrar as moléculas de lactose. A intolerância ocorre quando o intestino deixa de produzir a quantidade necessária de lactase, comprometendo a digestão da lactose e causando desconforto pra pessoa que porta essa intolerância) o tratamento baseia-se na exclusão do leite.

A eliminação do leite na dieta sem adequada substituição e suplementação pode prejudicar o crescimento normal e a qualidade nutricional da dieta. Dessa forma, é importante a avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional do indivíduo durante a dieta de exclusão. Esta necessidade é justificada pela menor ingestão de energia, causa principal de déficit de peso e estatura, déficit de proteínas, minerais como, cálcio, fósforo e zinco, vitaminas B2, C, A e folato.
  
Ok. Vamos lembrar que déficit de peso não significa emagrecimento. Estamos falando de pessoas intolerantes à lactose.

Então por qual motivo está tão na moda e está sendo tão falado por todos a retirada da lactose das dietas? Por que ela está sendo a vilã do momento?
Eu também não entendi muito bem isso tudo e resolvi pesquisar, pesquisar e pesquisar (ainda mais depois que vi uma empresa começar a fabricar inúmeros produtos zero lactose). E o fato é que não existe um consenso em relação à retirada da lactose por todos, uma vez que ainda não existem evidências científicas que comprovam a relação da lactose com o ganho/excesso de peso e/ou obesidade.

O único motivo que vejo para que seja cortada a lactose de alguma alimentação seria no caso da pessoa ser intolerante à lactose. Nós (em grande maioria), passamos a vida inteira consumindo produtos lácteos e não desenvolvemos essa intolerância. Eu, particularmente, desenvolvi gastroenterite por outros problemas gastrointestinais, porém não me foi recomendada a exclusão total de produtos lácteos.

Qualquer dieta/alimentação equilibrada necessita de proteínas e uma fonte de proteína é o leite, queijos e seus derivados lácteos. Então, se não há nenhum documento científico que comprove que a lactose está relacionada com a obesidade e/ou excesso de peso, por que excluí-la da sua alimentação?! Ela não é vilã, é mocinha (até que se prove o contrário, hoje, é isso). Se você obtiver um diagnóstico médico e precisar realizar a exclusão da lactose, esteja muito bem orientado por um nutricionista capaz de fazer a reposição dos outros nutrientes que o leite e os produtos lácteos apresentam.

Informações acadêmicas: http://www.ufjf.br/mestradoleite/files/2013/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PDF.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo